DICAS
IMPORTANTE SOBRE LAREIRAS
* Os primeiros acendimentos deverão ser feitos com pouco fogo, para que a Lareira inicie o processo de cura e sintetização dos materiais utilizados.
* Durante os primeiros dias ela exalará odores característicos dessa sintetização.
* Procure fazer os primeiros acendimentos com janelas e portas abertas, de preferência durante o dia.
* Também vale lembrar que a pintura de acabamento de uma Lareira metálica só terá resistência ideal após a sintetização da mesma. Até que isto aconteça, tome cuidado para não danificá-la.
Não utilize água para apagar o fogo.
Deixe que se extinga naturalmente.
Todo equipamento tem limitações. Não ultrapasse a capacidade de combustão da zona de fogo. Se acidentalmente você exagerou na quantidade de lenha, e isto esteja pondo em risco o equipamento ou sua residência, utilize um extintor de incêndio do tipo Pó Químico. (Igual ao do seu automóvel).
Nunca Nunca esqueça que você está manipulando fogo em sua casa (mesmo que controlado). Aja com cuidado, evite que crianças brinquem com o fogo e que objetos e produtos inflamáveis sejam deixados nas proximidades.
Nunca lave o material refratário interno da Lareira, pois poderá danificá-lo, para remover as cinzas da lareira, basta utilizar uma vassourinha ou uma pázinha e colocar num recipiente.
a) Tire o pó com uma flanela limpa e seca, se houver manchas mais difíceis use cera branda do tipo automotiva para polimento.
b) Nas partes de latão ou cobre pode-se utilizar o mesmo produto.
c) Nunca utilize líquidos para limpeza de metais, pois são altamente abrasivos e podem prejudicar a pintura
d) Após cada temporada de utilização feche a válvula de regulagem.
e) Retire o excesso de fuligem da zona de fogo com uma escova dura. (Nunca use escova de aço).
f) Após longo período sem utilização, verifique se a chaminé está livre e desimpedida. (São comuns ninhos de pássaros alojados na chaminé).